Festa de Nossa Senhora do Rosário

Proposta Metodológica
Explore essa proposta para trabalhar a Festa de Nossa Senhora do Rosário em sala de aula, abordando memórias, fontes históricas e protagonismo feminino.
Caro(a) professor(a)!
Ao refletir sobre a construção de um ensino de História relevante para os estudantes, surgiu a proposta metodológica que você encontrará aqui. Ela tem como tema A Festa de Nossa Senhora do Rosário em Balneário Piçarras, e convida à reflexão sobre história, memória e resistência. Esta proposta busca promover o diálogo entre estudantes, docentes e toda a comunidade escolar, estabelecendo uma relação de troca e aprendizagem contínua.
Aqui, apresentamos a proposta metodológica que resultou da pesquisa desta dissertação. Ela foi elaborada com foco no ensino de História, e você pode utilizar com estudantes da Educação Básica adaptando-as conforme as especificidades de cada segmento - seja nas séries iniciais ou finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio ou na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Dessa forma, busca-se subsidiá-lo com materiais que possibilitem o trabalho com a educação das relações étnico-raciais, ao mesmo tempo em que propõe uma abordagem mais dinâmica e significativa para as aulas de História. Embora a proposta tenha sido especialmente pensada para ser desenvolvida no Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Balneário Piçarras, ela é flexível e pode ser ajustada à sua realidade e ao contexto da sua escola.
Ao clicar ao lado, você poderá explorar a dimensão propositiva, onde encontrará sugestões de caminhos para o desenvolvimento dos eixos e, no item Para abrir o tema, orientações para iniciar o diálogo com os estudantes. A metodologia utilizada na construção dessa dimensão propositiva está estruturada em quatro eixos, e cada um deles traz orientações específicas para o seu trabalho em sala de aula, incluindo: caminhos metodológicos, os objetivos das atividades, sugestões para o diálogo interdisciplinar e questões problematizadoras. Além disso, você encontrará a seção Para ir além, voltadas ao aprofundamento teórico dos temas abordados nos eixos. Essas propostas foram pensadas para mobilizar os saberes docentes e contribuir para o aprofundamento dos temas trabalhados. Este material busca estabelecer um diálogo com você, sugerindo possibilidades pedagógicas que podem ser adaptadas à sua realidade. Valoriza-se, assim, a autonomia docente e o seu protagonismo na seleção, utilização e ressignificação das propostas apresentadas.
A metodologia para a construção da dimensão propositiva está articulada a partir de quatro eixos, além do item Para abrir o tema:
-
Eixo 1: Narrativas, territorialidade e resistência
-
Eixo 2: Patrimônio Cultural: A Festa de Nossa Senhora do Rosário como Patrimônio Imaterial
-
Eixo 3: Escravização, resistência e festas negras: A presença negra em Santa Catarina
-
Eixo 4: Mulheres do Rosário: A presença feminina na festa.
As atividades que você encontrará estão estruturadas da seguinte maneira: elas começam com momentos de diálogo, nas quais você fará a apresentação do eixo aos estudantes. A partir dessa introdução, são propostas análises de diferentes fontes históricas, como fotografias, artigos de jornal, textos, músicas, vídeos e narrativas. As atividades estão organizadas em arquivos no formato PDF, o que permite tanto o acesso digital quanto o download para uso offline, além da possibilidade de impressão do material para utilizar durante as aulas.
A partir da dimensão propositiva, nosso convite é que você estabeleça interlocução entre as áreas do conhecimento, promovendo diálogo interdisciplinar. Trata-se, portanto, de uma forma envolvente de trabalhar com os educandos, pois promove relações entre as diferentes áreas, conferindo mais sentido e significado ao processo ensino-aprendizagem. A Lei n. 10.639/03 orienta que as diferentes disciplinas abordem temas relacionadas à história e cultura afro-brasileira, assim na abordagem da Festa de Nossa Senhora do Rosário, sugerimos a articulação entre as áreas de História, Arte, Língua Portuguesa, Geografia, Ensino Religioso e Educação física. No entanto, pode-se ampliar a proposta de mobilizar outras disciplinas conforme as necessidades e possibilidades da sua escola, ampliando ainda mais o diálogo interdisciplinar.
Baixe os documentos




Mulheres do Rosário: A presença feminina na festa.