Festa de Nossa Senhora do Rosário
Apresentação
Este site, fruto de uma pesquisa de mestrado, apresenta a Festa de Nossa Senhora do Rosário em Balneário Piçarras como ferramenta pedagógica para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, valorizando as narrativas e memórias da comunidade afro-brasileira.

Rosa Maria Toller
O site é resultado do projeto de Mestrado desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (ProfHistória) da Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC), intitulado A festa de Nossa Senhora do Rosário em Balneário Piçarras: Uma Proposta de Ensino de História para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Este website integra a dimensão propositiva da dissertação e é destinado a estudantes, docentes, pesquisadores e ao público em geral.
Ao transformar todo o material de pesquisa em um acervo digital acessível por meio do site, busca-se ampliar o compartilhamento de diferentes saberes. O website contará com uma variedade de documentos históricos, como fotografias, relatos de memórias dos participantes, convites da festa e artigos de jornal. Além disso, serão divulgadas pesquisas e publicações e produções de áudio e vídeo. O material disponibilizado contribuirá para contar a história dessa importante manifestação cultural e religiosa, servindo como instrumento pedagógico para a disciplina de História e outras áreas do conhecimento. Trata-se, também, de uma ferramenta dinâmica de apoio ao processo de ensino-aprendizagem na Educação Básica. A divulgação dessas narrativas e outras fontes históricas por meio do site é a materialização das experiências vividas por homens e mulheres que participam da festa de Nossa Senhora do Rosário.

Autora
Meu nome é Rosa Maria Toller. Sou idealizadora deste site e autora da proposta metodológica voltada para o ensino de História com o foco na educação para as relações étnico-raciais. A proposta resulta da dissertação intitulada A Festa de Nossa Senhora do Rosário em Balneário Piçarras: uma proposta de ensino de História para a educação das relações étnico-raciais, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de História – PROFHISTÓRIA da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A pesquisa foi orientada pela Professora Doutora Mônica Martins da Silva — docente associada à UFSC, atuante no Departamento de Metodologia de Ensino e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de História – PROFHISTÓRIA. Sou licenciada em História pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE), com formação concluída em 2002. Resido em Balneário Piçarras há mais de vinte anos, onde atuo, desde então, como professora de História na rede pública municipal de Balneário Piçarras e na rede de ensino do Estado de Santa Catarina.
Para entrar em contato, envie um e-mail para: rosatoller78@gmail.com
